parar de fumar

Como parar de fumar sem ganhar peso?

Um dos maiores medos das pessoas fumantes que querem deixar o vício é o ganho excessivo de peso, bastante comum nessa circunstância.

Alguns fatores distintos justificam esse ganho de peso. Um deles é a falta de nicotina no organismo. A nicotina é uma substância que causa uma queima mais rápida de calorias. Sem ela, as calorias se acumulam mais facilmente.

Além disso, ao se deixar de fumar, ocorre um processo de renovação das papilas gustativas. Assim, a pessoa sente melhor o sabor dos alimentos e tem mais prazer na alimentação.

Como evitar o ganho de peso ao deixar o cigarro

O primeiro passo para evitar o ganho de peso ao se abandonar o cigarro é fazer um ajuste na dieta, organizando os horários para comer ou ingerir calorias durante o dia.

Isso representa uma alteração significativa na rotina, pois é comum que os fumantes não tenham hábitos alimentares regulares, uma vez que o cigarro interfere diretamente no apetite, causando menos fome.

O ideal é que seja feita uma programação para se alimentar a cada três horas, com duas refeições principais e lanches intercalados, especialmente frutas.

Outro cuidado fundamental é a prática de atividades físicas. Elas são de grande importância, pois, além de uma queima maior de calorias, proporcionam a liberação de substâncias no organismo que geram uma sensação de prazer e bem-estar.

Ao realizar os exercícios de forma regular, é possível manter sensação maior de saciedade e prazer. Assim, evita-se o consumo excessivo de alimentos e o desejo de fumar, que pode acometer as pessoas de forma intensa nas primeiras semanas após pararem de fumar.

Dicas

Além dos cuidados principais, que são o controle da dieta e a prática de atividades físicas, algumas outras dicas podem ser bastante úteis.

Uma delas é mascar chicletes e balas, de preferência diet. Mascar qualquer tipo de alimento, traz sensação de saciedade, além da ocupação da boca, o que evita o desejo de fumar e reduz a fome.

A hidratação é outra importante atitude aliada, uma vez que o estômago cheio de água reduz o apetite e contribui para eliminação mais rápida da nicotina do organismo. Recomenda-se ingerir água ao menos de hora em hora e a cada vez que se sinta vontade de fumar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista no Rio de Janeiro.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp