A menopausa é uma certeza que chegará em todas as mulheres. Muitas tem certo pavor deste momento e outras gostariam que chegasse logo porque não aguentam menstruar todo mês, não é mesmo?! Mas o que é mesmo a menopausa e o que ela significa?
Menopausa é o periodo de vida feminino que se inícia após 1 ano da última menstruação. A ausência de ciclos menstruais marcam a fase de falência ovariana, ou seja, a capacidade fértil da mulher é radicalmente afetada, não há mais ovulação. Neste contexto o que ocorre é um declínio rápido e progressivo da presença dos hormônios femininos. Essa queda hormonal pode gerar uma série de incômodos como irritabilidade, ressecamento vaginal, queda da libido, dor no ato sexual e os famosos fogachos ou “calores da menopausa”.
Na tentativa de aliviar esses sintomas podemos lançar mão de algumas estratégias que vão desde a reposição hormonal, até uso de medicações como os inibidores seletivos da recaptação de serotonina, passando por medidas comportamentais. A melhor opção para cada mulher deve ser identificada junto ao seu médico considerando sempre os fatores de risco presentes e as contra-indicações para determinado tipo de tratamento. No entanto as medidas comportamentais podem ser adotadas por todas as mulheres. Então, vamos as dicas para aliviar os fogachos:
- Evitar ambientes fechados, bebidas quentes, alcool, cafeína e tabagismo.
- Dormir com roupas frescas.
- Spray de águas termias ajudam também.
- Medidas para reduzir o estresse: atividade física regular, porém evitar se exercitar próximo a hora de dormir; meditação, Yoga, acupuntura, massagens também ajudam.
- Quando uma onda de calor estiver prestes a se inciar tente técnicas de respiração – devagar, inspire pelo nariz até encher todo o peito de ar e vai soltando lentamente pela bota, se concentrando nos movimentos respiratórios. Tente realizar apenas 5-7 respirações em 1 minuto, então qunto mais lento melhor. Isso pode abreviar as ondas de calor.
- Paciente acima do peso costumam ser mais suscetíveis aos fogachos, portanto siga uma alimentação saudável e uma rotina regular de exercícios. A perda de peso alivia os sintomas.
- Você pode manter um ventilador na beira da cama e usa-lo caso seja necessário durante a noite.
- Uma boa noticia é que esses sintomas apesar de muito incômodos tendem a melhorar com o tempo na maioria das vezes.
Espero ter ajudado vocês. Se quiserem saber mais sobre o meu trabalho , estou à disposição com Endocrinologista no RJ.
Até a próxima!