Como realizar atividade física de forma segura?
Hoje vamos abordar um assunto muito importante no tratamento dos pacientes diabéticos, principalmente os que fazem uso de insulina: a atividade fisica regular. Com ela há melhora do controle glicêmico diretamente e melhor manejo de comorbidades como excesso de peso, hipertensão arterial, dislipidemia, risco cardiovascular e sono, entre outras coisas. Focaremos agora no exercício físico para pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1).
No geral, dividimos as adaptações do organismo como resposta ao exercício aeróbico (ex: corrida, caminhada, natação, bicicleta, esportes coletivos…) ou anaeróbico (ex: atividades que exigem força como musculação, exercícios de resistência ou isometria (contração muscular sustentada por segundos/minutos)). De modo simplificado, o exercício aeróbio tende a baixar a glicemia e os anaeróbicos podem elevá-la. Importante ressaltar que muitos exercícios mesclam ambas as características. Então como saber como o corpo vai se comportar? Seguem algumas dicas do que fazer para que, junto ao seu médico, seja possível identificar o tipo de reação do seu metabolismo com a sua atividade fisica de escolha, para que os cuidados necessários sejam tomados 😉
- Aferir a glicemia capilar 2 x antes da exercício fisico (EF) ( 1h antes e 30 min antes) – anotar em diversos dias.
- Se possível, medir a cada 30 min durante o EF.
- Aferir a glicemia capilar após exercicio fisico (EF) e de 2-4h após – anotar em diversos dias.
- Se hipoglicemia noturna, medir antes de dormir, 1 vez durante a madrugada e ao acordar.
- Levar as anotações para o seu médico.
Dicas gerais:
- Em casos de hiperglicemia:
Se > 300 mg/dl ou 250 mg/dl com sintomas de cetose ( náuseas, mal-estar, sede intensa) – suspender atividade física e realizar a dose de insulina de resgate prescrita pelo seu médico.
Se < 250 mg/dl – atividade física liberada com cuidados com hidratação.
- Em casos de hipoglicemia:
Ajustes individualizados de acordo com definido com seu médico. Mais importante: Se glicemia < 100 mg/dl – fazer um lanche com aproximadamente 1g de carboidrato/kg de peso para 1 h de atividade física. Ex: pac 70 kg = 70 gramas de carboidrato que equivale há um sanduíche de frango no pão integral + 1 copo de suco de laranja ou 2 colheres de sopa de tapioca com queijo minas.
Outras estratégias importantes:
– Ter sempre consigo opções de carboidratos.
– Aumentar de forma progressiva a intensidade e a duração da atividade.
– Não injetar insulina nos locais próximos aos grupos musculares envolvidos no EF.
– intercalar atividades de explosão (tiros curtos, por exemplo) ou antecipar o exercício resistido, realizando-o antes do treino aeróbico e minimizando o efeito hipoglicemiante deste último.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como Endocrinologista no Rio de Janeiro.
Fonte: Posicionamento Oficial n4/2015 da Sociedade Brasileira de Diabetes.