diabetes

Como prevenir a diabetes?

A diabetes é uma doença crônica que consiste na elevação dos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia). Essa condição acontece quando o pâncreas não  consegue produzir insulina suficiente, ou quando o próprio organismo não dá conta de utilizar de maneira eficiente a insulina que produz.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 16 milhões de brasileiros são portadores do diabetes, sendo que a taxa de incidência da patologia aumentou 61,8% nos últimos 10 anos. Muito, não?

A boa notícia é que há maneiras comprovadas de se prevenir a condição. Leia o artigo e conheça as medidas preventivas para diminuir os riscos de se tornar diabético.

Aposte em uma alimentação rica e balanceada

A alimentação saudável é uma das melhores formas de se prevenir a enfermidade, isso porque, alimentar-se de forma rica e balanceada ajuda efetivamente no controle de peso. Além disso, os níveis de glicose no sangue são regulados com a alimentação correta. Sendo assim, vale a pena inserir verduras, legumes e frutas no cardápio. Além disso, é fundamental moderar o consumo de gordura e açúcar.

Pratique exercícios físicos

Quer se manter longe dessa doença? Então, pratique exercícios físicos. Para evitá-la, é fundamental combater o sedentarismo. As atividades físicas auxiliam efetivamente na prevenção e no controle do quadro, para quem tem o tipo 2. A atividade física diminui os riscos de obesidade, principal fator de risco para o desenvolvimento da doença. O excesso de peso impede os tecidos do organismo de captarem adequadamente a glicose. Prova disso é que 80% dos diabéticos estão acima do peso ou são obesos.

Visite o médico regularmente

Não descuide da sua saúde! Visite o médico de tempos em tempos e faça check-ups regulares. Não é preciso esperar os sintomas surgirem para buscar suporte especializado. Para manter a saúde em dia, é recomendável agendar consultas em caráter preventivo e fazer baterias de exames para verificar se tudo está em ordem.

Durma bem

Procure cuidar da saúde do seu sono. Problemas, como a apneia, funcionam como mecanismo de resistência à insulina. Tal distúrbio do sono desregula a produção hormonal, desequilibrando, por exemplo, o cortisol, que é um contrarregulador natural insulínico. Desse modo, o balanceamento de glicose e insulina ficam comprometidos negativamente.

Evite o estresse

O estresse é um fator de risco para condições, como hipertensão e diabetes. Assim como ocorre nos distúrbios do sono, a rotina estressante favorece a produção de hormônios contrarreguladores da insulina. O estresse também contribui para o surgimento de processos inflamatórios no organismo, e isso pode agravar a doença em questão, já que contribui para o acúmulo de glicose no sangue.

Não fume

A nicotina é uma substância nociva que, dentre outros prejuízos, pode interferir na ação da insulina e elevar as taxas de glicose no sangue. O cigarro não só aumenta os riscos da doença, como também pode acelerar a inflamação e o entupimento das artérias. O perigo é ainda maior para fumantes obesos e hipertensos.

Tome cuidado com bebidas alcoólicas

Consumir bebida alcoólica em excesso favorece o desenvolvimento da diabetes tipo 2, pois o exagero na ingestão de álcool colabora para o acúmulo de gordura visceral, fator de risco para a doença. Além disso, o alcoolismo pode gerar excesso de gordura no fígado e provocar um quadro de toxicidade no pâncreas. Futuramente, isso resulta na resistência insulínica, que pode vir a se tornar um quadro diabético.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe