hipoglicemia

Hipoglicemia: causas e tratamento

O que é hipoglicemia e qual a razão para que aconteça?

Hipoglicemia significa baixo nível de glicose no sangue (glicemia abaixo de 60 mg/dl). Nos pacientes com diabetes em tratamento é uma situação que devemos prever e saber como reverter. Geralmente ocorre por falta de refeições nos horários corretos, por exercícios físicos excessivos, ou por doses elevadas de insulina e/ou medicamentos (hipoglicemiantes orais).

Outras causas de hipoglicemia, fora do contexto do diabetes, serão assunto para um outro post.

Quais são os sintomas?

Os sintomas clássicos de hipoglicemia são suor em excesso, sonolência, fraqueza, coração acelerado (palpitações), tremores, visão dupla ou turva, fome súbita, confusão mental. O valor da glicemia a partir do qual esses sintomas aparecem costuma ser diferente de paciente para paciente, dependendo inclusive da freqüência dos episódios hipoglicêmicos.
Se os níveis de glicemia chegarem a valores muito baixos, acontece o coma hipoglicêmico. Nesta situação, os valores de glicose no sangue estão tão baixos que são insuficientes para o cérebro continuar funcionando adequadamente. Em geral, a pessoa fica semi-consciente (comporta-se como um embriagado) ou inconsciente.

Como você pode fazer para evitá-la?

As melhores alternativas para evitar o surgimento de hipoglicemias são:

• respeitar os horários corretos das refeições
  • programar os exercícios físicos (horário e alimentação adequados)
  • seguir as doses corretas de insulina e/ou comprimidos recomendados pelo médico.
  • ingerir bebidas alcoólicas sem se alimentar;

Qual o tratamento para a hipoglicemia?

Se a pessoa estiver acordada, consciente:

Oferecer um alimento assim que desconfiar que está hipoglicêmico (preferencialmente confirmado pela medição da glicemia na ponta do dedo mas isso não deve atrasar o socorro).
Deve-se ingerir 15 g de carboidratos, como por exemplo:
• 1 colher de sopa rasa de açúcar com água
• 150 ml de refrigerante regular (não dietético) – 1 copo pequeno
• 150 ml de suco de laranja – 1 copo pequeno
• 3 balas de caramelo
Aguarde 15 minutos e verifique a glicemia novamente. Caso permaneça menor que 79 mg/dl, repetir o esquema.

Já se a pessoa perdeu q consciência: esfregar açúcar na mucosa da bochecha e gengiva e acionar socorro médico imediato.

Muito cuidado ao tentar corrigir hipoglicemia com alimentos ricos em gordura como chocolates, doces muitos complexos. A gordura retarda a digestão do alimento e o aumento da glicemia vai acontecer tardiamente. No momento da hipoglicemia grave é necessário recuperar os níveis de glicose o mais rápido possível. Por isso as opções acima são as mais eficazes.

Se você tem apresentado hipoglicemias frequentes não deixe de informar seu médico, provavelmente será necessário ajuste no seu tratamento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista no Rio de Janeiro!